Fique curiosa em saber com 100% de certeza quando surgiu a tendência de usarmos os famosos bolos artísticos ou fake, e abaixo segue o que descobri:
Existe um painel datado por volta de 1175 aC, ilustrando a confeitaria da corte do faraó Ramsés III, com o registro de vários tipos de pães e bolos. E alguns historiadores acreditam que em 700 aC, pães e biscoitos adocicados eram vendidos pelo Egito.(Imagina então quanto tempo faz que os bolos surgiram, estes são os verdadeiros). Os que conhecemos todos decorados surgiram agora no começo do século vinte, os bolos decorados (que conhecemos), se tornaram acessíveis mais ou menos nessa época e começaram a fazer parte dos hábitos da sociedade como um todo. Surgiu a tradição, na Inglaterra e Estados Unidos, dos bolos de casamento de três andares, representando as três alianças: noivado, casamento e a eternidade.
Já a tradição de o noivo ajudar a noiva no corte do bolo vem devido a se utilizar o Glacê Real para cobrir o bolo ele tem em sua característica ficar rígido quando seco, dai a necessidade do noivo "Ajudar" a noiva a cortar o bolo.
Mas do ponto de vista da saúde o que ocorre é que o bolo fica por horas exposto ao tempo e em muitas situações ao toque de outras pessoas, além de poder ser contaminado por saliva (sim aquelas pessoas que conversam sobre o bolo de casamento bem próximo a eles), devido a isso o surgimento do bolo fake ou artístico.
Diga-se de passagem que ficaram mais glamorosos é uma verdade, visto que as noivas não tem que se preocupar na quantidade nem no tamanho e sim na aparência do mesmo para as fotos.
Segue alguns bolos fake, vocês vão observar que existe uma certa familiaridade entre as fotos, são muito reais...
Como eu disse a noiva fica a vontade na escolha do tamanho, tipo de decoração que vai no bolo e também na cor, essa é uma grande vantagem dos bolos fake (artístico).
Estes abaixo são de Glacê Real, aquele que fica com uma camada durinha após estar seco...onde o noivo tem que auxiliar a noiva no corte, olhe como são parecidos com os bolos artísticos e fica a seu critério a escolha da decoração e cores.
Os que são recobertos por pasta americana são lindos, somente o gosto não agrada muito mas a durabilidade em relação a todos os outros é bem maior, e lembrando que o que vai dentro é o que mais importa, questão de decoração e cores também fica a critério da noiva!!
Já ouviu falar no Buttercrem, isso mesmo ele é uma cobertura que a base é manteiga e ele é tanto usado para cobertura como para recheio (você conhece ele bem pois é muito utilizado em cupcakes), o efeito é maravilhoso...você pode também escolher as cores e decoração.
Não podemos nos esquecer do Naked Cake o bolo pelado, ele é lindo e saboroso, sua forma desestruturada leva um charme a parte para o evento, sempre muito colorido devido as frutas ou flores dão um tok todo especial ao seu casamento.
O mais importante aqui é lembrarmos que estamos em um pais em que a maioria das regiões são quentes, então se optar por não querer um bolo fake para sua festa, contrate uma ótima boleira, que possa lhe orientar de forma adequada na hora da escolha, para que você não corra riscos e tenha imprevisto de não poder servir seu bolo de casamento a seus convidados.
Outra opção é se utilizar do 2 em 1 onde um bolo verdadeiro é utilizado somente na base e as demais camadas são falsos.
Então noivinhas, faça a escolha que mais lhe agradar dentro das possibilidades da sua região e se delicie junto a seus convidados no dia do seu casamento....
Fontes e imagens utilizadas:
http://casamentosdiy.blogspot.com.br/2013/06/bolo-de-casamento.html
http://ideas.stitchcraftcreate.co.uk/fun-piping-techniques-for-buttercream-icing/
http://patiboloarte.com.br/index.php/features/empresa/submenu-test/112-historia-dos-bolos-decorados